Ao longo de anos de estudo e atuação no campo do envelhecimento, a equipe POR-VIR desenvolveu um olhar para a singularidade dos diferentes processos de envelhecimento. Cada um envelhece de acordo com a cultura onde vive, os valores que recebeu. A maneira como lidou com as dificuldades ao longo da vida será a maneira como conseguirá lidar com o processo de envelhecimento.

O envelhecimento começa com uma crise, com uma primeira experiência que faz o sujeito entrar em contato com suas limitações e se dar conta que nos próximos anos poderá  necessitar da ajuda dos outros. Esta experiência pode ser uma queda na rua, a morte de um amigo ou familiar ou até o diagnóstico de uma doença. Esta vivência faz uma marca no sujeito que, a partir desse momento, terá que elaborar o fato de que os anos de vida funcional que lhe restam se reduziram.

Tal constatação  leva a uma ressignificação do  passado, presente e futuro. Este momento da vida pode ser bastante doloroso pois há a necessidade de se fazer o luto por quem fomos e não poderemos mais continuar a ser e por sonhos e desejos que ainda não realizamos e que percebemos que não poderão mais se realizar. Durante este processo, podemos nos sentir frágeis e vulneráveis,  sentir raiva e  desespero até conseguirmos nos re-organizar e encontrar um sentido diferente para a vida.

Neste momento, o acolhimento da família e amigos para a construção de novas referências é primordial. Às vezes, este período de crise e re-adaptação é sofrido ou demorado e a ajuda de um profissional se faz necessária. O Acompanhante Terapêutico (AT) de idosos é um psicólogo que se propõe a acompanhar o dia-a-dia do idoso e, ao escutá-lo, o ajuda a lidar com suas angustias e construir um projeto de vida que leve em conta seus desejos e vontades dentro de suas possibilidades. Ao estabelecer uma parceria com a família, a equipe POR-VIR  oferece um suporte complementar ao cuidado que o idoso já recebe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *