Programação do Museu da Casa Brasileira em setembro

O Educativo do Museu da Casa Brasileira (MCB) propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar. Pretende que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas.A partir desse pressuposto, o MCB oferece oficinas de desenho, bordado e poesia voltadas para o público geral que convidam para uma nova relação com o espaço, seus afetos, as memórias pessoais e as compartilhadas.

 

13 e 27 de setembro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h – As Palavras e as Casas

Nesta oficina, convidar as pessoas para partilhar suas histórias faz parte de um ritual. Ouvimos sobre comidas, cheiros, brincadeiras, lembranças de pessoas que já se foram, sonhos de lugares onde gostariam de morar. Uma escuta atenta e sensível para vozes singulares que se expressam no meio da multidão.

Diante relatos afetivos relacionados ao morar, a equipe de artistas-educadores do MCB vai elaborar transcrições poéticas com maquinas de escrever. Os textos, generosamente datilografados, poderão ser levados pelos participantes.

 

14 de setembro, quinta-feira, das 13h30 às 15h – Casa Bordada

Quer dar um ponto? Esta pergunta, que soa um tanto inusitada, é feita para todos que passam na calçada e param no ponto de ônibus em frente ao Museu da Casa Brasileira. As pessoas olham e demoram um pouco para entender… Bordar? Na rua?

A artista educadora Beth Ziani oferecerá ao público noções básicas de bordado e aplicação em tecido. As imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano são a inspiração para começar o bordado.

 

19 de setembro, terça-feira, das 11h às 13h – A Casa Estampada
A artista Monica Schoenacker oferecerá ao público passante na calçada do MCB noções básicas de serigrafia, para que o participante possa estampar um pano de prato para levar para casa.

 

20 de setembro, quarta-feira, das 10h30 às 12h – Desenho sua casa

As pessoas que passam em frente ao museu são convidadas a mergulhar em suas memórias para relembrar uma casa que foi continente de suas histórias. É curioso que passamos nossas vidas habitando diferentes casas. De que maneira estas casas continuam habitando em nós?
Um artista é convidado a desenhar de ouvido a casa descrita. O que ocorre é uma conversa que se faz desafiadora tanto para o desenhista quanto para aquele que evoca a casa, pois ambos se colocam no lugar de quem passeia pelo espaço. O primeiro, para conhecê-la, o segundo, para reconhecê-la.

Marcos Gorgatti, artista educador do MCB, faz um desenho da casa do participante, a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. A imagem desenhada poderá ser levada para casa como uma recordação.

 

21 e 28 de setembro, quintas-feiras, das 10h30 às 12h – Que objeto é esse?

A oficina “Que objeto é esse?” acontece na calçada do MCB. Embaixo da árvore, em um círculo formado com cadeiras, as pessoas são convidadas a sentar e colocar um abafador de som nas orelhas. Recebem lápis, caneta, papel, acetato, isto é, materiais para desenhar. São propostas de desenho a partir da observação de objetos cotidianos, muitos deles relacionados às mostras em cartaz no museu ou com o acervo. São destinadas a quem quiser interromper o fluxo cotidiano para desenhar, enfim, ao público passante na calçada da Avenida Faria Lima.

Sob a orientação da artista Aline Van Langendonck, pessoas que passam na calçada em frente ao MCB serão convidadas à oficina de observação, focada em objetos domésticos de uso cotidiano.

 

30 de setembro, sábado, das 14h30 às 16h30 – Ofícios
Encontro com profissionais de diversas áreas ligadas à casa como pedreiro(a), encanador(a), pintor(a), porteiro(a), cozinheiro(a), cuidador(a), babá, empregado(a), doméstica, faxineiro(a), jardineiro(a), entre outros. Os ofícios e as narrativas de cada profissional servirão de ponto de partida para as oficinas com diversas linguagens.

 http://www.mcb.org.br/pt-BR/educativo/presente

SERVIÇO
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone: (11) 3032-3727
www.mcb.org.br

Posted in Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *